Criança é Natureza - inspirações para a escola brasileira


Conexão Natureza lança o curso virtual "Criança é Natureza - inspirações para a escola brasileira" com a bióloga, especialista em educação infantil Rita Jaqueline Morais, uma das autoras do Livro "Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a natureza", publicado pelo Instituto Alana – Criança e Natureza.

Como assessora da Educação Infantil/Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (2009 – 2016), em conjunto com a equipe de gestores e educadores (professores, pais, mães, avós, tios), Rita Morais transformou os espaços escolares e a rotina das crianças do município para que o dia a dia dessas crianças fosse de vivências em contato com a natureza. Rita é um exemplo de que é possível transformar a realidade das crianças que estudam em escolas públicas no Brasil, um caso de sucesso nas políticas públicas no pais.

Durante o curso, Rita promoverá momentos de reflexão sobre a importância das experiências das crianças na natureza para o seu desenvolvimento integral e para criar condições que favoreçam essa relação na escola e na vida cotidiana.

Novidade: No encontro virtual do dia 30.04.2020 sobre “Condições de aprendizagem e o papel do professor”, teremos a participação especial da bióloga Mariane Paludette Dorneles, que trabalha com a formação de professores, ensino de ciências para crianças do ensino fundamental e jovens do ensino médio, desenvolve projetos interdisciplinares em escolas públicas sobre “cegueira botânica” para professores, crianças e jovens.

INVESTIMENTO
400,00 – pagamento via Paypal (parcelamento no cartão)
380,00 – pagamento à vista via transferência bancária

40% de desconto para professores e estudantes da rede pública, mediante a comprovação de titularidade (vagas limitadas, interessados contatar via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. )


PAGAMENTO À VISTA - DADOS BANCÁRIOS (envio do comprovante por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Banco do Bradesco
AG - 2376-0
C/C - 0024503-8
CNPJ - 33592633/0001-95

CALENDÁRIO & TEMAS
• 26/03 - O Resgate da Infância no adulto
• 09/04 - Desemparedamento da Infância e Ambientalismo
• 23/04 - Brincar na natureza
• 30/04 - Condições para aprendizagem e o papel do professor
• 14/05 - Pátio escolar – possibilidades para organização e interação
• 28/05 - Base Nacional Comum Curricular e a Natureza na Educação Infantil

Contempla emissão de certificado de conclusão.

METODOLOGIA
Serão realizados seis encontros virtuais ao vivo - 19h30 às 21h00, via plataforma ZOOM.
Durante cada encontro virtual, Rita falará sobre o tema da semana e exibirá apresentação (slides) sobre o assunto. Na sequência haverá abertura de discussão com os participantes.
Antes do encontro virtual, o material para leitura (links, textos e artigos em pdf) estará disponível na plataforma Conexão Natureza.
A cada encontro virtual será lançado um desafio - com vivências práticas - para ser publicado no fórum da plataforma ou no grupo do Whatsapp do curso.

CARGA HORÁRIA - 40 horas

PARA QUEM
Profissionais e estudantes das áreas de educação, saúde, meio ambiente e áreas afins. Pais, mães, empreendedores sociais e interessados no desenvolvimento integral da criança através do contato cotidiano com a natureza, na escola e em todos os ambientes educadores.

SOBRE RITA JAQUELINE MORAIS
Mãe do Francisco de 6 anos, moradora do mato, bióloga de formação, especialista em Educação Infantil (UNISINOS/RS), professora da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS onde atua no projeto “Criança e Natureza”, membro da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP/NH, integrante o grupo de estudos “Criança e Natureza”. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, e do curso de Especialização em Educação Infantil da UNISINOS no qual ministra a disciplina “Linguagem da Natureza e Linguagens da Cultura – Conhecimento do Mundo". Na infância teve oportunidade de subir em árvores, tomar banhos de rio, construir cabaninhas de capim, fazer comidinhas de terra e “de verdade”, construir e soltar pandorgas e paraquedas, tornando-se assim, aparelhada para gostar e defender a infância e a natureza.

Conheça um pouco mais da Rita Morais nesse vídeo do Instituto Alana "Verdejando o aprender" 

https://www.youtube.com/watch?v=RVtV6V4_mp8

SOBRE MARIANE PALUDETTE DORNELES
Trabalha com formação e capacitação de professores, é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Santiago e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Agrobiologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS. Ela orienta pesquisas na área de educação, botânica e ecologia.

 


eLearning software by JoomlaLMS
Copyright © 2006 - 2020